AFESP 15 de Dezembro de 2019 DGERT - Entidade Formadora Certificada  
Mapa do Site · Contactos · Fórum
 
   
 
     
 
     
 

24-09-09

 
 

INIR quer conhecer o estado das vias

 
 

Os técnicos do Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (InIR) vão para a estrada inspeccionar as condições das vias. Ao todo, vão ser fiscalizados cerca de 900 quilómetros de estradas, de Norte a Sul do País, revelou fonte do InIR.

Estas inspecções visam averiguar as condições de segurança das estradas, tendo em conta, por exemplo, o estado dos pavimentos e a sinalização.

Os troços das estradas já foram seleccionados e têm em conta a zona do País, de forma a cobrir o território de forma equilibrada, o tráfego e a existência de zonas de acidentes.

Mais de 300 quilómetros de estradas da zona Norte e do Sul serão inspeccionadas, e um pouco menos na zona Centro. No total, serão feitas 45 inspecções por equipas que envolvem dois técnicos do InIR.

Entretanto, foram já realizadas 13 inspecções para abertura de obras ao tráfego, estando previstas, nesse âmbito, mais oito, de acordo com o Instituto.

O estado do piso é uma das preocupações dos automobilistas e o principal factor de insegurança nas auto-estradas, como concluiu um inquérito realizado pelo InIR.

Por outro lado, um estudo realizado à sinalização horizontal a 2400 quilómetros de estradas nacionais e municipais revelou que cerca de metade não cumpre a lei. A Segunda Circular em Lisboa e vários troços da Nacional 109 foram das estradas que apresentaram os piores exemplos.

ESTUDO

O InIR encomendou um estudo à Tis.pt para apurar a relação entre os custos de construir e manter uma estrada e os preços pagos pelos utilizadores.

OBRAS

Embora lamentem o transtorno causado pelas obras, 14,4% dos inquiridos num estudo do InIR destacam a importância de se realizarem melhorias nas estradas.

QUEIXAS

Mais de 3500 automobilistas apresentaram queixas ao InIR devido à presença de animais e objectos nas faixas de rodagem das auto-estradas.

 
     
 

 
     
  << VOLTAR  
     
     
  Agenda  
   
  21-11-19  
  Protocolo de Cooperação entre AFESP e Instituto Politécnico de Leiria  
  Foi assinado, à marg... (+info)  
   
  21-11-19  
  Melhor sinalização nas estradas contribui para redução da sinistralidade  
 

Uma melhor sin... (+info)

 
 
   
     
     
 
Subscrever Newsletter
 
 
  subscrever
 
     
     
     
© 2002-2019 AFESP - Todos os direitos reservados Siga-nos: